novidades anunciadas no brasfoot 2012
ola galera,
Recentemente, foram anunciadas todas as principais novidades do Brasfoot 2012, a nova versão do jogo. O Emmanuel dos Santos confirmou algumas mudanças já previstas e nos surpreendeu com outras, que ninguém imaginava.
A data de lançamento do Brasfoot 2012 ainda não foi especificada, mas a previsão é que esteja disponível para download no site oficial entre fevereiro e março. Então, estamos próximos!
Nessa postagem, irei analisar todas as novidades já anunciadas.
Para começar, tivemos a primeira noticia sobre a 10ª versão do Brasfoot em outubro de 2011, quando o Emmanuel falou que os jogadores poderiam virar técnico em 2012.
Portanto, vamos começar analisando essa primeira novidade e, em seguida, partir para as outras...
1. Jogadores virando técnicos Agora, no Brasfoot 2012, os grandes jogadores do jogo poderão virar técnicos ao se aposentarem. Isso significa que se um cara como o Neymar se destacar no seu save, tirar boas notas, fazer muitos gols e ter uma força alta, ele pode comandar um time no futuro. A grande pergunta que fica é como isso vai acontecer. Será que poderemos escolher se um jogador craque vai virar técnico ou não? Provavelmente não. Se estivermos comandando um clube e aposentarmos um jogador, não acredito que teremos essa opção. Os jogadores só deverão virar técnicos em clubes não-humanos e, provavelmente, receberemos uma notícia sobre isso na caixa de emails. E, mais importante ainda, isso será um pouco raro de acontecer... Enfim, na minha opinião, é algo desnecessário. Poderia ter acrescentado outras novidades ao invés dessa... Mas não deixa de ser interessante. Opinião: desnecessário.
2. Sul-Americana em formato mata-mata Atualmente, no Brasfoot, a Copa Sul-Americana tem o mesmo formato da Libertadores, com uma fase de grupos para todos e em seguida eliminatórias. Na vida real, o campeonato é dividido em duas fases para os Brasileiros: a primeira, nacional, elimina em jogos de ida-e-volta quatro equipes em confrontos envolvendo apenas clubes do Brasil. A segunda inclui equipes estrangeiras, também em jogos eliminatórios, das oitavas de final até a final. Assim, se perder os dois primeiros jogos da competição, seu time está fora. Então, como o Emmanuel disse, ganharemos menos dinheiro. Porém, será que a copa terá essa divisão entre times brasileiros e estrangeiros? Acho que é algo complicado de ser feito e o Emmanuel só deve ter mudado o formato para mata-mata, como ele mesmo disse. Não dá pra saber, mas teremos menos jogos e menos dinheiro ganho de qualquer jeito. Opinião: boa novidade.
3. Nacionalidade do técnico Outra novidade confirmada pelo Emmanuel é que teremos uma nacionalidade ao começarmos um save no Brasfoot. Provavelmente, iremos escolhê-la assim como escolhemos o nosso time e nome no início. Essa mudança é o que os mais nervosos com o desenvolvimento do jogo chamam de "perfume". Eu acho muito bom, pois são esses pequenos detalhes que o tornam divertido de jogar. Porém, muitos acham desnecessário... Realmente, não serve para nada. Assim como os uniformes, a numeração dos jogadores, as cores do time... Mas são essas coisas que tornam o jogo agradável. Opinião: boa novidade.
4. Limite de 30 jogadores em cada time Como muitos haviam pedido isso, o Emmanuel aparentemente cedeu essa mudança. "Aparentemente" porque ele ainda não a confirmou. Mesmo assim, é quase certo... Enfim, teremos um limite de 30 jogadores em cada time no Brasfoot. Será que esse limite se aplica aos jogadores emprestados? Porque atualmente o limite é de 27 atletas em cada equipe, sendo que dois deles estão em empréstimos. Poderemos também ganhar muito mais dinheiro com a venda de jogadores... Isso tornará o jogo muito mais fácil, principalmente com equipes grandes. Se nos patches extra-oficiais nós já tínhamos esse problema, imaginem agora... Opinião: novidade ruim.
7. Eleição do time do ano
Mais uma novidade muito surpreendente! Ninguém esperava que tivéssemos um prêmio de Bola de Ouro no Brasfoot!
No Campeonato Nacional de um país, ao final do ano, essa tela aparecerá e nós veremos os principais jogadores do ano. Novamente, será muito emocionante torcer para que os nossos jogadores estejam ali. Eu perguntei e o Emmanuel disse que em um campeonato com 38 jogos, apenas quem jogar mais que 16 deles participará desse prêmio. É justo, para manter uma média decente. Além disso, o prêmio acontecerá em todas divisões de todos os países! Por último, será que a Bola de Ouro contará no histórico do jogador? Seria interessante ter uma galeria de prêmios pessoais para cada um. Opinião: ótima novidade.
8. Possibilidade de usar uniforme reservaPoderemos trocar o uniforme da nossa equipe se o adversário jogar com um da mesma cor. Porém, de que adianta se não vemos os dois uniformes lado a lado em nenhum momento? Não tem como confundir...
Seria interessante adicionar junto com isso uma visualização prévia da escalação adversária em uma tela pré-jogo. Pelo visto, essa novidade não terá nenhuma finalidade, apenas para "perfumar"... Opinião: desnecessário.
9. Ajustes em vários sistemas do jogo O que seriam esses ajustes? Acredito eu que sejam as notas dos jogadores aprimoradas, o sistema de reputação dos clubes melhor, as finanças e a forma como os times ganham dinheiro sejam reformuladas (principalmente agora com 30 jogadores), o público dos estádios seja reformulado e outras correções de pequenos bugs. Além disso, creio em uma melhora na inteligência artificial...
Opinião: esperando mais novidades.
Enquanto não sabemos de mais novidades, vamos aguardar notícias do Emmanuel...
Lembro mais uma vez que o dia de lançamento do Brasfoot 2012 não é certo, e a única previsão é entre fevereiro e março.